você está aqui -> INÍCIO : OBRA : Animais Sim, Irracionais Nunca!

Animais Sim, Irracionais Nunca!

apresentação

Em maio de 2005, Sonya Silva editou, ainda pela Litteris, seu terceiro conto infantil, "Animais sim, irracionais nunca!", lançado na XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Sonya conta de forma divertida uma história séria, em que os heróis são os animais de um país imaginário chamado Tintropical. No início, eles vivem em pé-de-guerra, e tudo é desarmonia e violência por lá (será que já vimos este filme?). Depois de uma grande briga durante um jogo de futebol muito importante, o Rei Leão, soberano dos mais inteligentes e esclarecidos, dá um basta e começa a agir com energia e rapidez, além de muita sensibilidade. Com a colaboração de todos os seus súditos, várias medidas urgentes são tomadas e Tintropical se transforma aos poucos num verdadeiro paraíso.

Como sempre, os ingredientes do conto são o companheirismo, o otimismo, a boa vontade, a fé e a esperança, tudo temperado com pitadas de bom-humor.

Na verdade, as histórias de Sonya têm sempre esses ingredientes, que são, segundo ela, "fundamentais para que se possa VIVER de fato neste mundo, e não apenas 'contar o tempo'."

trecho

Tarde de domingo. Os torcedores dos clubes Carnívoros x Herbívoros se preparam para superlotar o maior estádio de futebol existente na floresta Tintropical, o Seringão.

Grandes e pequenos, moços e velhos, agitam bandeiras e cantam seus gritos de guerra:
— Olê, olê, olê, olá! Carni vai devorar!
— Ai, ai, ai! Chorar não adianta! Nós não comemos carne, mas vamos encher a pança.

São exatamente cinco da tarde e começa a grande decisão.

Transcorridos os trinta minutos do primeiro tempo, o atacante Javali Tuxão fez um gol. Tamanduá Formi, o bandeirinha, anulou e aí começou o grande vexame.

O zagueiro Hiena Thor deu um cruzado de direita no juiz, Lobo Janjão. A torcida invadiu o campo, dois torcedores desapareceram e muitos outros ficaram feridos, indo depressa para o Pronto-Socorro Rainha Leontina I.

trajetória

Sonya andava muito mal impressionada com a violência de um modo geral, e já havia pensado em fazer um conto sobre o assunto.

Numa tarde de domingo, durante uma partida de futebol pela TV, ela viu uma briga terrível entre os torcedores, como se estivessem em plena guerra. Sua história surgiu naquele instante, praticamente pronta. Foi só dar nomes aos personagens.

Em seguida, faltava como sempre combinar com a editora como seria feito o pagamento. Dessa vez, ela queria bancar sozinha a edição, e conseguiu fazê-lo em "suaves" prestações, durante quase um ano. Mais um sacrifício, mas Sonya sabe que valeu a pena.

O livro, por falta de uma boa divulgação, não vendeu como os outros, mas Sonya tem esperança de que agora, pelo seu site, as vendas aconteçam.

 
 

créditos

Editora: Litteris
Ano: 2005
Ilustrações: Fabrício Cinque
Capa: Fernando Cruz Filho
Revisão: Marília Motta Ludgero da Silva
Editoração: Litteris Editora
ISBN 85-7298-883-1


WEB DESIGN BY HENDRUM
Copyright© 2007 by Sonya Silva