você está aqui -> INÍCIO : OBRA : Arroz e Feijão em Missão Especial

Arroz e Feijão em Missão Especial

apresentação

Em maio de 2003, Sonya Silva lançou seu conto infantil, "Arroz e Feijão em missão especial", com Prefácio de Leda Nagle. O lançamento foi na XI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, pela Litteris Editora.

Nesta história, os amigos Arroz e Feijão e suas famílias, ajudados por uma fada bem moderna e um menino esperto, lideraram uma grande campanha pela boa alimentação. Com que felicidade os legumes, as verduras e as frutas aderiram à campanha, conseguindo entusiasmar as crianças do mundo inteiro!

Este conto tem informações úteis sobre alimentação, saúde e higiene, passadas de forma simples, em boas doses de fantasia e humor.

 

 

trecho

— Meus amigos, temos a solução para o problema. Dona Almôndega, por favor, localize aí pela horta, a borboleta Marazul, pediu Vô Integral.

— Diga-lhe que temos uma grande missão e precisamos de sua ajuda, completou Tio Fradinho.

__________________

Enquanto isso, até no latão de lixo da rua o comentário era grande. O Peixe, a Alface e o Camarão já estavam dispostos a fazer faixas e cartazes, no caso de uma campanha.

Marazul chegou cansadinha:
— Ufa! Estou às suas ordens.
— Minha filha, precisamos que você viaje imediatamente para o Reino de Vegetalândia e peça à Fadinha dos Vegetais que venha aqui com urgência, explicou Vô Integral.

Todos se olharam surpresos:
— Fadinha dos vegetais? Reino de Vegetalândia?
— Sim, ela se chama Fada Zum e mora dentro da Acelga Gigante,
no Reino de Vegetalândia, continuou Tio Fradinho.
— Eu já ouvi falar, disse Marazul. Seu castelo fica guardado pelo Tenente Cenoril e pelo Soldado Inhamelino. Ela só aparece para resolver casos urgentes.
— O bisavô Arroz Mofado me contou que há mais de dez anos ela não vem até aqui, disse Vô Integral. Tenho certeza de que Fada Zum vai nos ajudar.

trajetória

Sonya Silva criou este conto inspirada em seu filho, Rodrigo, que quando pequeno não gostava de comer legumes e verduras, e por isso virou um dos personagens principais da história. Rodrigo detestava principalmente a beterraba, mas até hoje ele não sabe bem por quê.

Para editar esta divertida história, a autora novamente recorreu aos amigos que a haviam ajudado a publicar "O Anjo de Chocolate".

No dia em que Sonya lançou este conto na Bienal do Rio de Janeiro, várias crianças de escolas públicas foram vê-la e compraram um exemplar. Dentre elas, houve até um menino de seus 11 anos, que se aproximou do estande da Litteris, comprou um exemplar, pediu um autógrafo e ficou o tempo todo a conversar e a "namorar" a autora com os olhos. Sonya então percebeu como suas histórias agradavam às crianças, e o episódio reforçou sua crença num dos caminhos que ela deseja um dia trilhar para sempre: o de escritora infantil.


pôster do lançamento

 

 

créditos

Editora: Litteris
Ano: 2003
Ilustrações: Fabrício Cinque
Arte Final da Capa: Leonardo Dessandes
Revisão: Raphael da Silva Torres e Marília Motta Ludgero da Silva
Editoração: Litteris Editora
ISBN 85-7298-883-1


WEB DESIGN BY HENDRUM
Copyright© 2007 by Sonya Silva