você está aqui -> INÍCIO : OBRA : O Anjo de Chocolate (2ª edição)

O Anjo de Chocolate (2ª edição)

apresentação

Seu primeiro livro, o conto infanto-juvenil "O Anjo de Chocolate", foi lançado pela Litteris Editora, em 2000, e relançado em 2001, na X Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Em 2002, a autora apresentou-o na Bienal do Livro, em São Paulo. Devido ao seu grande sucesso, foi feita uma 2a. tiragem, hoje esgotada. Agora, em 2007, "O Anjo de Chocolate" está sendo reeditado em novo formato, pela Caravansarai.

"O anjo de chocolate" conta a história da uma família que, como tantas outras, tinha seus problemas. No Natal, Naldo, o filho mais velho, modela um anjo na barra de chocolate que ganhara de presente.

Então, como por encanto, milagres acontecem, e a família começa a resolver suas dificuldades. Tudo muda aos poucos na vida do pai Maneco, da mãe Cida, dos meninos Naldo, Rebeca e Juca, e também do Totó.

Muitos leitores ainda perguntam à Sonya se ela se inspirou em alguma experiência pessoal, para criar esta história. A autora explica que na verdade inspirou-se na vida a seu redor, e não na sua vida particular.

trecho

Mas o Natal se aproximava com sua magia e na semana seguinte tudo pareceu voltar ao normal. As crianças aproveitaram para escrever suas cartinhas a Papai Noel.

Juca pediu uma bola de futebol oficial, para jogar no campinho perto da escola.

Rebeca pediu uma boneca que fala.

Mas Naldo quis “apenas” uma barra de chocolate...de um quilo!

Cida levou um susto e ralhou:
— Está doido, meu filho? Quer passar mal? Fique você sabendo que não temos dinheiro para remédios. Seu pai anda cada vez mais irresponsável.
— Ai, mãe! - gemeu Naldo. Por favor, é muito importante. Entregue a carta.
— Pode deixar, eu entrego. - disse então a mãe, com pena do filho.

Cida trabalhou dobrado e conseguiu comprar tudo. Em troca, recebeu um maravilhoso presente: seus filhos foram aprovados no colégio.

Enfim, chega o Natal. O sino da igreja de frei Vicente toca alegremente. As ruas do morro estão coloridas e, nas casas, o pisca-pisca das árvores e dos presépios anuncia o nascimento de Jesus. A alegria e o amor renascem nos corações. As crianças, felizes, exibem roupas e brinquedos recebidos de Papai Noel.

Naldo guardou com carinho sua barra de chocolate.

__________________

Lá pelas tantas, finalmente, todos foram dormir.

Menos Naldo! Quietinho, ele aproveitou o silêncio e esculpiu em sua barra de chocolate um lindo anjo.

Pela manhã, todos ficaram surpresos com o talento do menino.

trajetória

Este primeiro conto de Sonya Silva teve um começo emocionante, numa noite de março de 1996.

Sonya deitou-se naquela noite, mas não conseguiu dormir. Alguma coisa indefinível a incomodava. Levantou-se, então, pegou caneta e papel e começou a escrever. Primeiro veio o título, coisa que habitualmente a autora deixa para pensar quando a história já está escrita. Sonya estranhou aquilo, mas continuou, madrugada afora, a escrever sem parar. Às duas da manhã, o conto ficou pronto e pouco depois, às seis horas, sua mãe querida faleceu de repente, do coração.

Sonya conta que abandonou por muitos meses aquela história escrita no dia da morte de sua mãe. Um dia, quando teve coragem para lê-la de novo, gostou muito, e naquele instante desejou editá-la.

Daí em diante, escreveu cartas e bateu de porta em porta, em busca de patrocínio, mas só depois de mais de três anos, com o auxílio de amigos, Sonya lançou o seu "O anjo de chocolate", que até hoje tem-lhe reservado muitas surpresas agradáveis.

Com ele, a autora foi à Bienal do Livro, deu entrevista ao RJ-TV da Globo; foi ao Sem Censura da TVE, pela primeira vez, despertando a admiração e a estima da apresentadora Leda Nagle; compareceu a vários programas de televisão, deu palestras em escolas e igrejas; enfim, tornou-se conhecida de um público que até hoje a reconhece quando a encontra no ônibus em que trabalha como cobradora.

Por isso, um dos sonhos da autora era fazer uma nova edição deste seu conto. Uma edição bem bonita, em papel melhor, com outras ilustrações, uma edição e tanto! E agora, em 2007, Sonya realizou este sonho, com a ajuda de um novo patrocinador, a Rio-Ônibus, e de uma nova editora, a Caravansarai, que acreditaram em seu trabalho.

INÉDITO!

Encarte INÉDITO de
"O Anjo de Chocolate"
para alunos e professores

AQUI

 


capa da 1a edição

créditos

Copyright (c) 2000 by Sonya Silva

2a edição:

Editora: Caravansarai Editora Ltda.
Ano: 2007
Distribuição: Mauad Editora Ltda.
Patrocínio: Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus
Revisão: Marília Motta Ludgero da Silva
Ilustrações da capa e do miolo
: Löis Lancaster
Design da Capa: Núcleo de Arte da Mauad
Projeto Gráfico: Caravansarai Editora Ltda.
Adaptação da Oração do Anjo da Guarda: Sonia Vasnelly
ISBN 85-89862-22-6

 

1a edição:

Editora: Litteris
Ano: 2000
Editoria: Antonio Carlos Kronemberger e Artur Rodrigues
Assistente Editorial: Deucimar Cevolela
Ilustrações: Fabrício Cinque
Revisão: Gustavo Dumas e Marília Motta Ludgero da Silva
Editoração: Litteris Editora
ISBN 85-7298-602-2


WEB DESIGN BY HENDRUM
Copyright© 2007 by Sonya Silva